Luiz Paulo Zampronio
Marcus Vinicius Leal
Raphael Francisco da Silva
* tempos de latência garantidos;
* Flexibilidades de configurações;
* Recepção multinodo om re-sincronização;
* Consistências dos dados;
* Multimestre;
* Detecção e sinalização de erro;
* Distinção entre erros temporários e falhas permanentes em nodos.
O grande problema enfrentado pelos agricultores atualmente é que muitas empresas de maquinas agrícolas ainda não aderiram ao sistema o que dificulta a compras de novas maquinas, já que a comunicação ficaria somente entre maquinas e equipamentos da mesma marca.
Devido ao grande aumento do numero de componentes eletrônicos de controle e telemetria usados em veículos utilizados na agricultura, aumentou muito a quantidade de e as espessuras dos cabos usados para conectar todos esses componentes e as manutenções realizadas levavam muito tempo e mostravam fontes de erros. Pensando nisso, Robert Bosch, em 1980 criou o modelo de Controller Area Network, conhecido comumente sistema de rede CAN, para intercessores de componentes de controle dos veiculos.
A rede CAN é padronizada mundialmente pela International Society of Organization (ISO) e regulamentações especificas para cada veiculo determinadas pela Society of Automotive Enginneers(SAE).
FIGURA 1- Barramento da Rede CAN em Maquinas Agrícolas. |
A rede CAN possibilita muitas características:
* Prioridades de mensagens;* tempos de latência garantidos;
* Flexibilidades de configurações;
* Recepção multinodo om re-sincronização;
* Consistências dos dados;
* Multimestre;
* Detecção e sinalização de erro;
* Distinção entre erros temporários e falhas permanentes em nodos.
Aos maquinários agrícolas equipados, facilitam a obtenção de dados alem da facilidade na identificação de erros ocorridos no sistema durante toda a atividade agrícola desenvolvida.
A rede CAN o tratores agrícolas obter as seguintes informações demonstrados na figura abaixo.
FIGURA 2- Obtenção de Informações da Rede CAN. |
Apos a elaboração da rede CAN nas maquinas agrícolas, houve a necessidade de comunicação entre os implementos, tratores e computadores desenvolveram um protocolo universal de comunicação eletrônica denominado ISOBUS, que tem como objetivo estabelecer padrão de comunicação com total compatibilidade total de transferências de dados entre os sistemas moveis e software da sede da fazenda. Ela a baseada na norma internacional ISO 11783" Tratores e maquinas agrícolas e florestais- Rede serial para controle e comunicação de dados".
FIGURA 3- Ilustração da Comunicação ISOBUS. |
O vídeo abaixo demostram o funcionamento da tecnologia ISOBUS.
Tecnologia ISOBUS.
Para conferir a apresentação e ter mais informações click AQUI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário