quarta-feira, 5 de junho de 2013

Tecnologias nas Comunicações Eletrônicas em Máquinas Agrícolas

Daniel Repke
Luiz Paulo Zampronio
Marcus Vinicius Leal
Raphael Francisco da Silva

    Devido ao grande aumento do numero de componentes eletrônicos de controle e telemetria usados em veículos utilizados na agricultura, aumentou muito a quantidade de e as espessuras dos cabos usados para conectar todos esses componentes e as manutenções realizadas levavam muito tempo e mostravam fontes de erros. Pensando nisso, Robert Bosch, em 1980 criou o modelo de Controller Area Network, conhecido comumente  sistema de rede CAN, para intercessores de componentes de controle dos veiculos.
    A rede CAN é padronizada mundialmente pela International Society of Organization (ISO) e regulamentações especificas para cada veiculo determinadas pela Society of Automotive Enginneers(SAE).
FIGURA 1- Barramento da Rede CAN em Maquinas Agrícolas.
    A rede CAN possibilita muitas características:
    * Prioridades de mensagens;
    * tempos de latência garantidos;
    * Flexibilidades de configurações;
    * Recepção multinodo om re-sincronização;
    * Consistências dos dados;
    * Multimestre;
    * Detecção e sinalização de erro;
    * Distinção entre erros temporários e falhas permanentes em nodos.

    Aos maquinários agrícolas equipados, facilitam a obtenção de dados alem da facilidade na identificação de erros ocorridos no sistema durante toda a atividade agrícola desenvolvida.
 A rede CAN o tratores agrícolas obter as seguintes informações demonstrados na figura abaixo.

FIGURA 2- Obtenção de Informações da Rede CAN.

    Apos a elaboração da rede CAN nas maquinas agrícolas, houve a necessidade de comunicação entre os implementos, tratores e computadores desenvolveram um protocolo universal de comunicação eletrônica denominado ISOBUS, que tem como objetivo estabelecer  padrão de comunicação com total compatibilidade total de transferências de dados entre os sistemas moveis e software da sede da fazenda. Ela a baseada na norma internacional ISO 11783" Tratores e maquinas agrícolas e florestais- Rede serial para controle e comunicação de dados".
FIGURA 3- Ilustração da Comunicação ISOBUS.

    O vídeo abaixo demostram o funcionamento da tecnologia ISOBUS.
Tecnologia ISOBUS.

    O grande problema enfrentado pelos agricultores atualmente é que muitas empresas de maquinas agrícolas ainda não aderiram ao sistema o que dificulta a compras de novas maquinas, já que a comunicação ficaria somente entre maquinas e equipamentos da mesma marca.
    Para conferir a apresentação e ter mais informações click AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário