quarta-feira, 5 de junho de 2013

A NECESSIDADE DA COMUNICAÇÃO DE DADOS NA AGRICULTURA MODERNA

Fernando Azevedo
Biler Garbelotto
Diego Zanardi
Elizmar Coelho Jr.


Nas últimas décadas, um grande avanço da informática e automação na área agrícola, vem contribuindo para uma melhoria das condições de trabalho agrícola, promovendo o aumento da qualidade e da produtividade, deixando os produtores rurais mais competitivos. Junto a estas tecnologias, um número cada vez maior de dispositivos eletrônicos tem sido utilizado em máquinas agrícolas, surgindo assim, a necessidade de desenvolver modelos de comunicação de dados para interagir todos os dispositivos presentes.
Uma das tendências atuais é o uso do protocolo de comunicação digital CAN (Controller Area Network) para comunicação de máquinas e implementos. O crescente uso das aplicações com CAN em sistemas de controle é sustentada, pelos seguintes fatores:

  • Possibilidade de configurações para operar com taxas de comunicação de poucos Kb/s;
  • Comunicação de dados utilizando dois fios;
  • Baixa complexidade;
  • Implementação de rede com comunicação entre dois dispositivos;
  • Mecanismo de identificação de faltas e erros no sistema.

FIGURA 1. Exemplo de rede segundo o padrão ISO
A importância do CAN na área agrícola é observável pelas padronizações internacionais para aplicações em máquinas e implementos agrícolas e florestais. No mercado internacional, muitas máquinas já possuem padrões com o CAN no Brasil a presença desta tecnologia é restrita aos produtos importados, e o grande desafio é que os padrões CAN sejam compatíveis entre si possibilitando a competição entre si, tornando-se um padrão ISOBUS.


Referências 


Nenhum comentário:

Postar um comentário