quarta-feira, 29 de maio de 2013

Telemetria na Agricultura.

Fábio Kagami, Gabriel Costa, Heber Souza, Paulo Thame.


Todo produtor e administrador querem saber sobre sua produção e ter o controle de sua propriedade e funcionários e equipamentos, mas como fazê-lo sem precisar se locomover até o meio da lavoura, que as vezes está a centenas de quilômetros do conforto de seu escritório.

Com o intuito de suprir essa necessidade do produtor e oferecer um produto que forneça-o maior agilidade e controle na gestão sobre sua produção surgiram produtos com a tecnologia de telemetria como o AGCOMMAND® da Valtra® e o ConnectedFarm® da Trimble®. Essas duas tecnologias podem ser acessadas através de qualquer dispositivo móvel ou fixo com acesso a internet, permitindo uma mobilidade global do produtor com acesso a informação de sua propriedade em qualquer lugar do mundo.




A tecnologia de telemetria coleta os dados e permite aumentar o rendimento das máquinas e a rentabilidade. Podem ser configurados avisos sobre problemas na máquina ou até mesmo quando o operador resolve parar para descansar quando deveria estar realizando outra atividade.
Infelizmente, como toda tecnologia tem sua desvantagem, para que funcione corretamente é necessário que haja uma conexão de dados via internet para que os dados sejam transmitidos, e no Brasil ainda não possui 100% da área coberta pelo sinal de celular e com isso em alguns lugares podem haver problemas para utilizar o sistema como todo gestor gostaria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário