quarta-feira, 29 de maio de 2013

Aplicação da telemática na agricultura moderna




A agricultura de precisão tem avançado rapidamente no sentido de aumentar a produtividade e a eficiência nas propriedades agrícolas. Alguns dos próximos passos destas tecnologias envolvem o tráfego controlado e o gerenciamento da frota de máquinas à distância. 

Outra novidade em tecnologias para a agricultura de precisão é a telemática. Este conceito comum e presença constante no universo dos carros de corrida da Fórmula 1, agora já começa a se fazer presente em lavouras no território nacional. A diferença é que na propriedade rural, a tecnologia permite um monitoramento detalhado à distância, com posicionamento, desempenho e eficiência operacional de uma máquina em campo. Além de monitorar a máquina, o sistema pode gerar vários tipos de relatórios que permitem identificar, quantificar e endereçar problemas de logística e operação. 

 
 figura1: fazenda utilizando telemática

Estes novos conceitos trazem ganhos reais em eficiência operacional da frota de máquinas agrícolas e se juntam as outras técnicas e ferramentas de agricultura de precisão já difundidas no Brasil. Com mais estes recursos, o produtor rural brasileiro avança com boas perspectivas seguindo o exemplo de nações desenvolvidas que utilizam tecnologia em larga escala na agricultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário