quarta-feira, 22 de maio de 2013

Plataformas Robóticas na Agricultura Moderna

Daniel Repke
Luiz Paulo Zampronio
Marcus Vinicius Leal
Raphael Francisco da Silva

  Devido a necessidade de maior produção na mesma areá  uso de tecnologias agregadas a agricultura de precisão tem demonstrado um ganho significativo aos produtores. Para o aumento dessa produção, os agriculturas avaliam as variabilidades espaciais e trabalham de forma com uso de tecnologias, maneiras para corrigi-las.
    Muitas tecnologias vem sendo utilizadas na agricultura moderna(agricultura de precisão), entre elas esta o uso de plataformas robóticas capazes de se locomover em ambientes típicos da areá agrícola com a finalidade de aquisição de dados e pesquisa de novas tecnologias para o sensoriamento remoto.

Plataforma robótica Agrobot

    Suas principais características é a robustez, mobilidade, baixo peso, elevada capacidade operacional e autonomia condizente com as necessidades agrícolas. A plataforma permite o acoplamento de módulos de aquisição de dados através de sensores de clorofila, NDVI( índice de vegetação por diferença normalizada), sensores ópticos ativos e passivos, todos com a finalidade do levantamento da variabilidade espacial da areá de cultivo.
    Além da aquisição de dados, já existem plataformas robóticas capazes de fazerem a aplicação nas variabilidades identificadas  através da inteligencia artificial,  como a plataforma robótica BoniRob que tem a capacidade de aplicar quantidades mínimas de agrotóxicos apenas nas folhas das ervas daninhas, reduzindo em até  80 % o uso de defensivos e fertilizantes.

Plataforma robótica BoniRob
     O problema encontrado atualmente é o alto custo dessas tecnologias, mas, com a evolução de novas tecnologias tende-se a baratear as atuais. Todas essa tecnologias será disponibilizada aos agricultores, cabe a ele a escolha da melhor solução de levantamento de dados e correção das variabilidades, para melhorias de produção de sua lavoura.
    Clique aqui para conferi a Apresentação.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário