quarta-feira, 17 de abril de 2013

TAXA VARIÁVEL DE SEMEADURA NA CULTURA DO MILHO

  Daniel Repke
  Luiz Paulo
  Marcus Vinicius
  Raphael Silva

    A agricultura de  precisão é a bola da vez para a agricultura brasileira, novas tecnologias são implantadas dia a dia para melhoria da produtividade e diminuição de custo.
    Muitas tecnologias estão sendo desenvolvidas, entre elas encontra-se a aplicação a taxa variável de sementes e insumos. Essa variação esta principalmente relacionada aos atributos do solo. Entre os atributos do solo, a textura de solo vem sendo utilizada como inicio de estudos para variação de população de sementes.
     A população de semente é baseada no potencial produtivo da área e na escolha do hibrido.  Quanto maior esse potencial, maior densidade sementes, sempre levando em consideração que a densidade máxima de sementes deve estar relacionada a competição por luz entre as plantas.
     Alguns trabalhos estão sendo desenvolvidos para determinar essa densidade populacional.
Projeto Aquarius
     Nada adianta aplicar sementes em taxa variável  se você não monitorar se ela esta depositando corretamente no solo. Para isso serve monitores de semeadura que verificam essa deposição e informam ao operador.
Monitores de Semeadura


    Aplicação a taxa variável de sementes ainda é pouca utilizada devido falta de dados para geração de mapas de semeadura, utilizando recomendações agronômicas confiáveis. 














Nenhum comentário:

Postar um comentário