quarta-feira, 24 de abril de 2013

Mecanização e uso de ferramentas de AP na colheita de uva para vinhedos.

Fábio Kagami, Gabriel Costa, Heber Souza, Paulo Thame.


A mecanização visa a otimização do processo de colheita através da adoção de tecnologias, ferramentas e substituindo os trabalhos manuais conhecidos e realizados desde os primórdios da agricultura.
Essa otimização apresenta muitas vantagens, como o ganho em área colhida por hora (Rendimento Operacional), segurança e conforto para o operador, diminuição de encargos trabalhistas por diminuir a quantidade de trabalhadores, eficiência, etc., porém, apresenta também várias desvantagens como custo elevado para implantação, poucas oportunidades de emprego, alto índice de poluição, etc..
Sabe-se que a mecanização é um caminho sem volta, pois, o cenário de mercado hoje em dia, principalmente o internacional, exige e impõe várias metas e padrões para uma possível comercialização.
No cenário da uva para vinhedos, os produtores estão enfrentando um problema sério com falta de mão de obra por conta dos serviços em vinhedos serem temporários. Sendo assim, produtores enxergaram uma saída: a implantação da colheita mecanizada, que é capaz de colher 80 toneladas de uva em apenas 14 horas  (G1).
A New Holland Agriculture trouxe ao Brasil o conceito da colhedora Braud, que é destinada a colheita de uva e azeitona.
Colheita de uva.

Colheita de azeitona.

A colhedora vem equipada com várias ferramentas de Agricultura de Precisão como EnoControl™, auto esterçamento que possibilita o seguimento automático das filas (RTS, após páginas 16 e 17) e demarcamento das filas já colhidas, sistema chamado de  IntelliView™.



Nenhum comentário:

Postar um comentário