quarta-feira, 10 de abril de 2013

Agricultura de Precisão no Preparo de Solo.

   Daniel Repke
   Luiz Paulo
   Marcus Vinicius
   Raphael Silva
  
    Devido a falta de informação, os solos brasileiros sofreram  por muito tempo com degradação devido ao mau uso de maquinas e equipamentos agrícolas que tinham a capacidade de revolver o solo, prejudicando assim sua  condição  física e química. O preparo de solo hoje é utilizado para que crescimento radicular possa suprir as necessidades  das culturas, sem afetar seu desenvolvimento.

Figura 1- Preparo de solo para cana de açúcar.
   

É evidente que é fundamental o preparo do solo. Um solo bem preparado resulta em lavouras de alta produtividade. Nessa fase inicial é fundamental a mecanização, o preparo do solo e, principalmente, as práticas corretivas como o uso correto do calcário, do gesso, e até mesmo do fósforo  para corrigir o solo.
    Todas as culturas depende das condições física e química do solo para seu desenvolvimento, alguns para longevidade da cultura (ex:cana-de-açúcar), outras  totalmente ligada produção( ex: amendoim, batata, mandioca) que depende do solo, local onde desenvolve o produto que será colhido.
    Hoje a utilização do plantio direto tem ajudado a recuperar essa degradação, mas a má implantação do sistema pode ocasionar interversões futuras não desejáveis.
    Onde entra a agricultura de precisão em tudo isso?
    Através do uso de tecnologias de sistemas de direcionamento, é possível gerar  paralelismo entre as passadas, fazendo assim um preparo de alta qualidade.
Figura 2 - Paralelismos entre as passadas.


    Consigo rastrear todos os lugares que o rodado das maquinas passou e  fazer somente a intervenção(subsolagem) nos locais compactados, e  não na área toda, gerando assim menor custo. 
Figura 3 - Trajeto único percorrido.



    Alem de tecnologias de pronto uso, no preparo de solo é possível a utilização de mapas de condutividades, fertilidade e correção para aplicação de insumos agrícolas antes da semeadura ou plantio.

Figura 4- Mapa de fertilidade.
      A agricultura de precisão no preparo de solo vem como uma da principais ferramentas, para melhor aproveitamento dos espaçamento físicos, otimizando e gerando retorno ao investimento proposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário