quarta-feira, 22 de maio de 2013

Automação agrícola na coleta de dados na Agricultura de Precisão.

Fábio Kagami, Gabriel Costa, Heber Souza, Paulo Thame.


Estudos de robótica e sistemas autônomos na agricultura buscam maior impacto econômico e social e menor impacto ambiental, porém, a área agrícola ainda se apresenta muito defasada nesse quesito comparado as indústrias.
Dessa maneira, se torna necessário estudos e testes de campo para suprir a demanda de tecnologia por parte da indústria agrícola, sendo que, em muitos dos casos, se torna vantajoso a automatização dos processos da agricultura. No caso do sensoriamento remoto, por exemplo, as tecnologias apresentam vantagens para o processo por representarem qualidade e sem elas não seria possível realizar os trabalhos.
Pensando nisso, a Jacto Máquinas Agrícolas, Embrapa Instrumentação e a USP de São Carlos (USP) desenvolveram o robô agrícola móvel AgriBot.

Figura: AgriBot em campo.

Tal tecnologia emprega o que há de mais avançado para aquisição de dados em campo, indispensáveis para a Agricultura de Precisão. Equipado com sensores Óticos e de Índice Vegetativo, é possível enxergar as deficiências da planta através de sua assinatura espectral e, dessa maneira, elabora-se mapas para identificar áreas com estresse, como deficiências nutricionais e incidências de danos de pragas e doenças em diversos estágios vegetativos das culturas. Assim como sensores de condutividade elétrica de ampla escala, sistemas para checar turgor de caules e sistema de estufa de topo aberto.

Apresentação

Nenhum comentário:

Postar um comentário