quarta-feira, 8 de maio de 2013

Logística de precisão e controle de tráfego agrícola.

Fábio Kagami, Gabriel Costa, Heber Souza, Paulo Thame.


      O agronegócio brasileiro representa mais de 22% do Produto Interno Bruto (PIB) segundo o Ministério da Agricultura. Uma grande fatia do agronegócio é representado pela cana-de-açúcar. Aumentar a produção e reduzir os custos de sua produção é de grande impacto.


      Um dos fatores que diminuem a produtividade é a compactação do solo, que como consequências podem ser citados a má qualidade da semeadura, crescimento lento de raízes e infiltração reduzida de água. Uma das opções para minimizá-la é o controle de tráfego.
      O controle de tráfego nada mais é do que definir faixas destinadas ao tráfego das rodas, incorpora topografia, estrutura do solo, aspectos agronômicos. Faz se necessário ajustar a bitola de todas as máquinas para conseguir implantá-lo.


      Para isso esta sendo desenvolvido a Estrutura de Tráfego Controlado (ETC), que é uma máquina capaz de executar todas as operações mecanizadas do ciclo da cana-de-açúcar, além de conseguir trabalhar em inclinações de até 19º, muito além dos 12º que as colhedoras convencionais conseguem atingir. Possui uma bitola de 9 metros, o que reduz o tráfego nos canaviais de 60%, máquinas atuais, para cerca de 10% da área plantada. O que reduz o consumo de combustível e a compactação do solo. Além de permitir trabalhar com uma maior declividade possibilita flexibilizar o espaçamento de plantio.


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