quarta-feira, 27 de março de 2013

Principais desafios na implantação da Agricultura de Precisão

Fábio Kagami, Gabriel Costa, Heber Souza, Paulo Thame.


De acordo com uma de suas definições, a agricultura de precisão (AP) consiste de um conjunto de princípios e tecnologias aplicados no manejo da variabilidade espacial e temporal associada à produção agrícola, objetivando aumentar a produtividade das culturas e a qualidade ambiental (Pierce & Nowak, 1999).
Em termos práticos, envolve a obtenção e processamento de informações detalhadas e georreferenciadas sobre as áreas de cultivo agrícola, visando definir estratégias de manejo mais eficientes, em especial, o uso racional de insumos. Porém, a adoção das técnicas de Agricultura de Precisão encontra uma grande limitação devido ao elevado custo de aquisição e implantação dos equipamentos que, em alguns casos, nem sempre vai garantir o retorno financeiro. Assim como a falta de pessoas qualificadas, falta de informação e treinamento adequado. Impactando diretamente na adoção do sistema e, se adotado, o uso correto para que o sistema se pague ao decorrer do tempo de uso.

Dificuldades na Implantação da Agricultura de Precisão

· Falta de informação (treinamento e qualificação)
· Disponibilidade de recursos;
· Disponibilidade de equipamentos;
· Sinal de GNSS, internet e celular;
· Padronização da comunicação entre fabricantes.

Falta de Informação

A falta de informação, para a Agricultura de Precisão, se torna o fator mais limitante no decorrer do processo, pois, é necessário trabalhar e reconhecer os dados fornecidos pelos monitores. 
Os monitores, como o de colheita, fornecerá os dados mais importantes e de maior precisão de todo o ciclo da Agricultura de Precisão por demonstrar toda a variabilidade contida na área de produção. Sendo assim, a interpretação de forma correta dos dados fornecidos pelo monitor de produtividade é de suma importância, porém, somente mão-de-obra qualificada, com treinamentos e boa qualificação saberá o que fazer e como tratar tais dados.
Sabe-se que, no início do ano 2000, a expectativa das colhedoras equipadas com sensores e sistema de GNSS era grande, porém, houve grande retração na intenção de aquisição dos agricultores por dificuldade de utilização do monitor de colheita.

Disponibilidade de recursos

A disponibilidade de recursos diz respeito à falta de dinheiro. A falta de dinheiro por parte do produtor vai impactar em vários fatores como adquirir as tecnologias necessárias, treinamento apropriado para os funcionários e até para si próprio, etc..

Disponibilidade de equipamentos

Muitas das vezes, a disponibilidade de ferramentas necessárias é um problema para certas propriedades, pois, na maioria dos casos, as fazendas estão localizadas em locais distantes das respectivas revendas, implicando em falta de manutenção, atraso da manutenção e acompanhamento técnico da revenda, ocasionando atrasos das operações e impactando diretamente na receita final.

Sinal de GNSS, Internet e Celular

Os sinais de GNSS estão sofrendo interferência por um fenômeno chamado de Cintilação Ionosférica, que é a distorção das ondas.
Sabe-se hoje que no Brasil os sinais de internet e celular não são dos melhores e tem alcance limitado, interferindo na comunicação entre máquinas no campo e produtor rural.

Padronização da Comunicação entre fabricantes

A padronização da comunicação seria de grande interesso dos produtores, pois, equipamentos de diferentes fabricantes se comunicariam entre si, facilitando suas vidas de maneira que não ficassem completamente amarrados a um só fabricante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário