terça-feira, 7 de maio de 2013

Fernando Azevedo
Biler Garbelotto
Diego Zanardi
Elismar Coelho Jr.


Atualmente, a cultura da cana é considerada a mais importante fonte de biomassa energética. O potencial de produção e sua múltipla utilidade sem duvida é destaque no cenário agrícola brasileiro. Com a grande competição nesse ramo da agricultura, à necessidade de adoção de novas tecnologias e ferramentas para monitorar e garantir altas produtividades é indispensável. Com isso, o uso de tecnologias associadas ao posicionamento por satélites vem trazendo grandes benefícios para empresas sucroalcooleiras, destacando a logística de precisão e o tráfego controlado.
A logística de precisão é compreendida como uma área específica dentro da cadeia de produção na qual se compreende tecnologias de mapeamento e posicionamento via satélite ou GPS, sua aplicação é voltada para atingir objetivos de racionalização de recursos de transporte através de planejamento de rotas e acompanhamento operacional por meio de um software de distribuição em veículos de cargas ou de prestação de serviços.

 
FIGURA 1. Uso de satélites na logística
Uma tecnologia que está sendo utilizado na cultura da cana-de-açúcar é a utilização de navegadores GPS com mapas das estradas de onde se busca a matéria prima, reduzindo o tempo gasto por motoristas para encontrara as frentes de trabalho, essa tecnologia reduz o tempo de ida e volta do caminhão até a lavoura, evitando transtornos e até acidentes ocasionados por caminhões perdidos nas lavouras de cana-de-açúcar. 
FIGURA 2 . Caminhão com navegador GPS

O controle de tráfego nas lavouras de cana-de-açúcar é uma forma rentável de aumentar a produtividade dos canaviais, como alguns autores destacam que o controle de tráfego é apenas a utilização de piloto automático hidráulico com sistema RTK, analisando o assunto como um todo à necessidade de se utilizar o controle de tráfego é concentrar a compactação causada pela utilização intensa de máquinas agrícolas no mesmo rastro na lavoura, eliminando a compactação nas demais áreas, porém, para conseguir obter resultados significativos é necessário integrar todas as operações na lavoura, tais como:
  • Padronização das bitolas das máquinas e tratores;
  • Planejamento prévio do trabalho buscando maior eficiência (sistematização da lavoura);
  • Utilização do piloto automático com correção RTK, para maior precisão e repetitividade.

FIGURA 3. Ajuste das bitolas
Através da junção desses fatores é possível controlar o tráfego das máquinas na lavoura mantendo o rastro permanente, reduzindo a resistência ao rolamento, reduzindo o consumo de combustível nas operações e aumentando a produtividade em torno de 15%.

http://www.slideshare.net/slideshow/embed_code/20802443

Nenhum comentário:

Postar um comentário