Biler Garbelotto
Diego Zanardi
Elismar Coelho Jr.
Atualmente, a cultura da cana é considerada a mais importante fonte de biomassa energética. O potencial de produção e sua múltipla utilidade sem duvida é destaque no cenário agrícola brasileiro. Com a grande competição nesse ramo da agricultura, à necessidade de adoção de novas tecnologias e ferramentas para monitorar e garantir altas produtividades é indispensável. Com isso, o uso de tecnologias associadas ao posicionamento por satélites vem trazendo grandes benefícios para empresas sucroalcooleiras, destacando a logística de precisão e o tráfego controlado.
A logística de precisão é compreendida como uma área específica dentro da cadeia de produção na qual se compreende tecnologias de mapeamento e posicionamento via satélite ou GPS, sua aplicação é voltada para atingir objetivos de racionalização de recursos de transporte através de planejamento de rotas e acompanhamento operacional por meio de um software de distribuição em veículos de cargas ou de prestação de serviços.
FIGURA 1. Uso de satélites na logística |
Uma tecnologia que está sendo utilizado na cultura da cana-de-açúcar é a utilização de navegadores GPS com mapas das estradas de onde se busca a matéria prima, reduzindo o tempo gasto por motoristas para encontrara as frentes de trabalho, essa tecnologia reduz o tempo de ida e volta do caminhão até a lavoura, evitando transtornos e até acidentes ocasionados por caminhões perdidos nas lavouras de cana-de-açúcar.
FIGURA 2 . Caminhão com navegador GPS |
O controle de tráfego nas lavouras de cana-de-açúcar é uma forma rentável de aumentar a produtividade dos canaviais, como alguns autores destacam que o controle de tráfego é apenas a utilização de piloto automático hidráulico com sistema RTK, analisando o assunto como um todo à necessidade de se utilizar o controle de tráfego é concentrar a compactação causada pela utilização intensa de máquinas agrícolas no mesmo rastro na lavoura, eliminando a compactação nas demais áreas, porém, para conseguir obter resultados significativos é necessário integrar todas as operações na lavoura, tais como:
- Padronização das bitolas das máquinas e tratores;
- Planejamento prévio do trabalho buscando maior eficiência (sistematização da lavoura);
- Utilização do piloto automático com correção RTK, para maior precisão e repetitividade.
FIGURA 3. Ajuste das bitolas |
Através da junção desses fatores é possível controlar o tráfego das máquinas na lavoura mantendo o rastro permanente, reduzindo a resistência ao rolamento, reduzindo o consumo de combustível nas operações e aumentando a produtividade em torno de 15%.
http://www.slideshare.net/slideshow/embed_code/20802443
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